Meio pelo qual é possível identificar os riscos que podem trazer prejuízos na empresa. É feito um estudo minucioso em todos os setores da empresa e com todos os colaboradores. Consiste basicamente na realização de uma análise sobre o planejamento, gerenciamento, liderança, ambiente laboral, condutas e relacionamentos, e, principalmente, a conformidade nas diversas legislações e normas.
Documento importante onde estão descritas as normas e regras da empresa, dos deveres e direitos dos colaboradores e da empresa, estabelece a forma de convivência entre todos, além de mencionar as penalidades.
São criadas políticas de acordo com a necessidade da empresa, por exemplo: política do uso de celulares, política do uso de uniformes, política do canal de denúncia, política, entre outras. São documentos que orientam os colaboradores a agirem e trabalhem de acordo com seus mandamentos.
Ferramenta importante que serve como formalização inicial daquilo que é postura da empresa em relação a diversos assuntos relacionados às suas práticas de Negócio. É o alicerce principal que estabelece o compromisso da empresa com o programa de Compliance, onde fica explícito a sua missão, visão e valores, as principais interações da empresa, seja com funcionários, parceiros comerciais, distribuidores e, principalmente, sua postura e imagem diante de toda a sociedade.
Meio pelo qual é possível identificar os riscos que podem trazer prejuízos na empresa. É feito um estudo minucioso em todos os setores da empresa e com todos os colaboradores. Consiste basicamente na realização de uma análise sobre o planejamento, gerenciamento, liderança, ambiente laboral, condutas e relacionamentos, e, principalmente, a conformidade nas diversas legislações e normas.
Ferramenta desenvolvida para orientar e apoiar a empresa em diversas questões, desde jurídica, administrativa, gerencial e contábil. É um serviço de aconselhamento na definição das medidas preventivas e corretivas mais adequadas para a empresa.
As empresas que possuem CIPA têm a obrigatoriedade de fornecer o Canal de Denuncias para assuntos referentes ao Assédio Sexual e outras violências. O Canal de Denúncias também serve como canal de comunicação onde fornece aos funcionários e parceiros uma forma de alertar a empresa potenciais violações ao Regulamento Interno, ao Código de Conduta e outras políticas ou mesmo de condutas inadequadas de funcionários ou terceiros que agem em nome da empresa.
São desenvolvidos treinamentos específicos para a realidade e necessidade da empresa. São diversos os temas que a PDR oferece, tais como: Assédio Moral, Assédio Sexual e outras violências, Síndrome de Burnout, Motivacional, Liderança, LGPD, Compliance e cada uma de suas ferramentas. Os treinamentos são muito importantes para a aderência do Compliance na corporação.
As empresas devem possuir processos internos que permitam investigações para atender prontamente às denúncias de comportamentos ilícitos ou antiéticos. Uma investigação é um exercício de averiguação dos fatos, que determina de forma plena e com credibilidade o que aconteceu em relação a um problema.
Seguir a devida diligência, isso se espera das empresas que tem relação comercial com sua instituição. São realizadas análises sobre a empresa, sua vida pregressa, se está em conformidade, se já se envolveu em algum escândalo entre outras situações que podem afetar a imagem e a reputação. A Duo Diligencie é aplicada em diversas áreas com o intuito de levantar informações que sirva de suporte para tomada de decisão de uma projeção fidedigna sobre o futuro negócio entre as empresas.
Consiste em mecanismos de verificação da eficácia do programa de Compliance. Nada adianta ter um programa de integridade se este permanecer dentro de gaveta. É preciso revisar documentos e ferramentas, promover eventos como palestras, feiras, treinamentos que fixem os conteúdos trabalhados dentro do programa a fim de garantir a sua perfeita execução de condutas íntegras e éticas.