Compliance

Consultoria Especializada em Compliance

Transforme seus desafios de Compliance em sucesso empresarial.

Sua empresa está em conformidade com as leis?

No mundo empresarial atual, manter-se em conformidade com as regulamentações locais e internacionais tornou-se um desafio cada vez mais complexo e dinâmico. As constantes mudanças nas leis, a necessidade de transparência e a pressão para manter operações eficientes podem sobrecarregar até mesmo as equipes mais capacitadas.
O não cumprimento dessas regulamentações pode levar a sanções severas, perda de reputação e até mesmo a interrupção das operações comerciais.
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O risco de não agir

Ignorar ou subestimar a importância do compliance não é apenas arriscado; é uma ameaça direta à sustentabilidade e ao crescimento do seu negócio. As falhas em manter um programa de compliance robusto podem resultar em multas substanciais, danos irreparáveis à reputação da sua marca e, em casos extremos, no fechamento da empresa.
Além disso, a falta de transparência e sistemas de gestão de compliance eficientes pode levar à desconfiança por parte de investidores, clientes e parceiros comerciais.
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Áreas do Compliance que nossa Assessoria atende

Compliance refere-se ao conjunto de práticas adotadas pelas empresas para garantir que estejam em conformidade com leis, regulamentos, políticas internas e padrões éticos.
As empresas implementam programas de compliance para identificar, prevenir e remediar violações de conformidade, garantindo assim a integridade e reputação da organização.
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1. Compliance Legal

Envolve o cumprimento de leis e regulamentos relevantes para a indústria e localização da empresa.

2. Compliance Financeiro

Trata do cumprimento das leis e regulamentos financeiros, como relatórios contábeis e transparência financeira

3. Compliance Trabalhista

Garante que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas, incluindo pagamento justo, segurança no trabalho e direitos dos funcionários

4. Compliance Ambiental

Envolve o cumprimento das leis e regulamentos ambientais para minimizar o impacto ambiental das operações da empresa.

5. Compliance de Dados

Refere-se ao cumprimento das leis e regulamentos de proteção de dados, como a LGPD, para garantir a privacidade e segurança dos dados dos clientes e funcionários.

Como a PDR implementa o compliance

A PDR implementa na empresa o programa de integridade assim chamado também o compliance, por meio dos seguintes passos:

01. Gestão de Riscos

Meio pelo qual é possível identificar os riscos que podem trazer prejuízos na empresa. É feito um estudo minucioso em todos os setores da empresa e com todos os colaboradores. Consiste basicamente na realização de uma análise sobre o planejamento, gerenciamento, liderança, ambiente laboral, condutas e relacionamentos, e, principalmente, a conformidade nas diversas legislações e normas.

02. Regulamento Interno

Documento importante onde estão descritas as normas e regras da empresa, dos deveres e direitos dos colaboradores e da empresa, estabelece a forma de convivência entre todos, além de mencionar as penalidades.

03. Políticas Internas

São criadas políticas de acordo com a necessidade da empresa, por exemplo: política do uso de celulares, política do uso de uniformes, política do canal de denúncia, política, entre outras. São documentos que orientam os colaboradores a agirem e trabalhem de acordo com seus mandamentos.

04. Código de Conduta

Ferramenta importante que serve como formalização inicial daquilo que é postura da empresa em relação a diversos assuntos relacionados às suas práticas de Negócio. É o alicerce principal que estabelece o compromisso da empresa com o programa de Compliance, onde fica explícito a sua missão, visão e valores, as principais interações da empresa, seja com funcionários, parceiros comerciais, distribuidores e, principalmente, sua postura e imagem diante de toda a sociedade.

05. Comitê de Ética

Meio pelo qual é possível identificar os riscos que podem trazer prejuízos na empresa. É feito um estudo minucioso em todos os setores da empresa e com todos os colaboradores. Consiste basicamente na realização de uma análise sobre o planejamento, gerenciamento, liderança, ambiente laboral, condutas e relacionamentos, e, principalmente, a conformidade nas diversas legislações e normas.

06. Gestão de Apoio

Ferramenta desenvolvida para orientar e apoiar a empresa em diversas questões, desde jurídica, administrativa, gerencial e contábil. É um serviço de aconselhamento na definição das medidas preventivas e corretivas mais adequadas para a empresa.

07. Canal de Denúncias

As empresas que possuem CIPA têm a obrigatoriedade de fornecer o Canal de Denuncias para assuntos referentes ao Assédio Sexual e outras violências. O Canal de Denúncias também serve como canal de comunicação onde fornece aos funcionários e parceiros uma forma de alertar a empresa potenciais violações ao Regulamento Interno, ao Código de Conduta e outras políticas ou mesmo de condutas inadequadas de funcionários ou terceiros que agem em nome da empresa.

08. Auditoria Interna

A realização da Auditoria visa detectar e evitar incorreções relacionadas às rotinas laborais, aplicando-se procedimentos adequados a cada uma delas, de maneira a se alinhar a Área de Recursos Humanos às determinações legais, evitando não somente a criação de passivos trabalhistas, mas também eventuais pagamentos acima do exigível, simplesmente por erro material ou de interpretação.

09. Treinamentos Corporativos

São desenvolvidos treinamentos específicos para a realidade e necessidade da empresa. São diversos os temas que a PDR oferece, tais como: Assédio Moral, Assédio Sexual e outras violências, Síndrome de Burnout, Motivacional, Liderança, LGPD, Compliance e cada uma de suas ferramentas. Os treinamentos são muito importantes para a aderência do Compliance na corporação.

10. Investigação Interna

As empresas devem possuir processos internos que permitam investigações para atender prontamente às denúncias de comportamentos ilícitos ou antiéticos. Uma investigação é um exercício de averiguação dos fatos, que determina de forma plena e com credibilidade o que aconteceu em relação a um problema.

11. Duo Diligencie

Seguir a devida diligência, isso se espera das empresas que tem relação comercial com sua instituição. São realizadas análises sobre a empresa, sua vida pregressa, se está em conformidade, se já se envolveu em algum escândalo entre outras situações que podem afetar a imagem e a reputação. A Duo Diligencie é aplicada em diversas áreas com o intuito de levantar informações que sirva de suporte para tomada de decisão de uma projeção fidedigna sobre o futuro negócio entre as empresas.

12. Monitoramento e Revisão

Consiste em mecanismos de verificação da eficácia do programa de Compliance. Nada adianta ter um programa de integridade se este permanecer dentro de gaveta. É preciso revisar documentos e ferramentas, promover eventos como palestras, feiras, treinamentos que fixem os conteúdos trabalhados dentro do programa a fim de garantir a sua perfeita execução de condutas íntegras e éticas.

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